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From Lime to Portland Cement. Construction History and Building Cultures in Contemporary Portugal.
IF/00792/2014/CP1259/CT0001

O projeto exploratório é financiado pelo programa "Investigador FCT" desde 2016. A pesquisa tem como objetivo o estudo dum processo de transição pouco conhecido em Portugal, que conduziu o longo ciclo da cultura de construção de alvenaria à nova era de betão armado e aço. A pesquisa está focada na maneira como esta transformação ocorreu na construção de edifícios, fábricas, pontes, barragens, ferrovias, portos e estradas nos séculos XIX e XX.

A implementação da cultura do cimento e do aço implicou muitas mudanças na paisagem e no território, provocou a eliminação ou a adaptação de profissões antigas, conduziu à criação de novos ofícios e indústrias e a uma nova organização social e económica.

O processo de afirmação e hegemonia da nova cultura de construção deve ser entendido não só do ponto de vista tecnológico como também a partir da perspectiva dos mecanismos de apropriação, do marketing e do ensino.
Em Portugal, as raízes do novo ciclo remontam à importação de perfis e aços laminados da Grã-Bretanha, desde 1850, à primeira importação de cimento Portland por volta de 1860 e à instalação da primeira fábrica de cimento em 1894. Complexos industriais como os da Pampilhosa ou das Devesas servidos pelas recém construídas linhas ferroviárias ajudaram a esta disseminação de materiais de construção. Mais tarde, e potenciadas pelo Estado Novo, grandes fábricas de cimento Portland (Alhandra, Maceira e Tejo) e o mercado colonial serviram para alimentar a indústria da construção portuguesa, juntamente com a quase contínua importação de aço. Uma dependência que desaparecerá em parte, a partir de 1961 com a implementação da Siderurgia Nacional. O período após a Segunda Guerra Mundial viu também o abandono gradual das zonas rurais por parte de uma população que buscava novas oportunidades em Lisboa, Porto e Setúbal. Perderam-se assim muitas das redes regionais de materiais e mão-de-obra. Novos complexos de habitação social e privada forçaram a aceitação de culturas de construção globalizadas na década de 1970 relegando a pedra e alvenaria de tijolos para níveis residuais. O fim do colonialismo e as infra-estruturas financiadas pela UE escreveram um novo capítulo da História da Construção Nacional.

Coordenador do projecto:
João Mascarenhas Mateus
Investigador Principal FCT
CIAUD - Faculdade de Arquitetura, Universidade de Lisboa

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Presentation

 

The exploratory project is financed by the “Investigador FCT” programme, since 2016. The research aims the study of the Portuguese transition process from the long cycle of the masonry building culture to the new era of reinforced concrete and steel. The research is focused on the way buildings, bridges, dams, rail works, harbours, roads and industries were built in the 19th and 20th centuries.

The implementation of the cement and steel culture implied many landscape changes, the elimination or adaptation of old professions, the creation of new trades, a new social and economic organization.

This process of hegemony of a building culture must be understood from the perspective of the mechanisms of appropriation, marketing and teaching that established the new construction systems. In Portugal the roots of the new cycle go back to the first Portland cement importation in 1867, the first cement factory in 1894 and the importation of profiles and long steel from Britain, since 1850's. Industrial complexes like Pampilhosa or Devesas served by the railway were improved by the “Estado Novo”. Big cement plants (Alhandra, Maceira and Tejo) and the colonial market sustained the construction industry, with the help of the National Siderurgy since 1961. The countryside abandon, the end of regional networks of materials and manpower new public and private housing forced the acceptation of globalized building cultures in the 1970's relegating stone and brick masonry to residual existence. The end of colonialism and the EU funded infrastructures wrote a new chapter of national Construction History.

Project Principal Researcher:
João Mascarenhas Mateus
Principal Investigator FCT
CIAUD - Faculdade de Arquitetura, Universidade de Lisboa

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